Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Núcleo da Unemat em Sorriso discute as diversidades culturais da humanidade
Assessoria Sinop
Núcleo da Unemat em Sorriso discute as diversidades culturais da humanidade
09/12/2005 12:58:32
por Coordenadoria de Comunicação Social
Apresentação da orquestra de cordas da Unemat
Apresentação da orquestra de cordas da Unemat

O núcleo pedagógico da Universidade do Estado de Mato Grosso em Sorriso está promovendo até o próximo dia 14 o seminário “Antrophos: Os Homens e suas culturas”, com a participação de diversos professores e acadêmicos da Unemat.

O objetivo do evento é mostrar um panorama político, cultural e educacional das mais diversas civilizações do mundo, contrastando com o Brasil. Durante os cinco dias do seminário estarão palestrando representantes das culturas cubana, indígena, japonesa, peruana e negra. E cada cultura em debate estará representada também por peças tradicionais e comidas típicas.

O evento teve início nesta quinta-feira, contou com a presença do coordenador do campus de Sinop, professor Aumeri Carlos Bampi, da coordenadora do núcleo pedagógico de Sorriso professora Ivone Florentino de Figueiredo, além de professores dos cursos ministrados no núcleo. Antes do debate sobre Cuba, os participantes puderam apreciar a boa música da Orquestra de Cordas da Unemat.

Sociedade cubana:

Iniciando o ciclo de debates, o tema desta quinta foi a organização social, política e cultural de Cuba. O debatedor foi o professor Dr. Aleído Dias Guerra, que é proveniente da Universidade Pínar del Rio – Cuba e, atualmente, leciona na Unemat campus de Sinop.

Durante três horas, o professor Aleído traçou um panorama político, social, econômico e educacional de Cuba, apresentando dados sobre a ilha e defendendo a manutenção do atual regime de governo, que segundo ele provém da vontade do povo. O professor também defendeu a prática desportiva e destacou os resultados alcançados pelo país nas mais diversas modalidades.

O professor alertou que toda experiência social deve levar em consideração uma série de fatores que são diferentes em cada nação, “e por isso este seminário é importante, porque mostra as diversas formas de organização da sociedade no mundo e permite que sejamos mais tolerantes com os outros povos, respeitando sua soberania”, explicou.

Índios, japoneses, peruanos e negros:

O evento continua hoje (09.12) com o debate sobre a cultura indígena, e segue discutindo as diversas manifestações culturais dos povos. Os interessados em participar devem comparecer ao núcleo pedagógico da Unemat em Sorriso a partir das 19 horas.

Mais informações com a professora Ivonete Figueiredo pelo telefone (66) 3544- 0476.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 140667
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada